WhatsApp: como utilizá-lo para conquistar novos clientes

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O Whatsapp é uma ferramenta extremamente útil não apenas para a comunicação mas também para conquistar e fidelizar novos clientes. Sobretudo, é uma solução adotada em estratégias de marketing, por empresas e profissionais da área, com um objetivo em comum: vender.

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É neste contexto que guiaremos você neste artigo, mostrando como utilizar o Whatsapp para conquistar clientes e transforma-lo em uma máquina de vendas.

Mesmo sem querer, o marketing está para sempre associado ao comércio. De modo geral e mais precisamente, às vendas.

Embora seja um modelo de gestão de negócios abrangente, o modelo de marketing hoje se refere basicamente à troca de valores, envolvendo moeda.

Assim sendo, na era da informação, o marketing utiliza as ferramentas do próprio ambiente digital para alavancar negócios e conquistar clientes.

O WhatsApp

Nesse sentido, o Whatsapp é uma dessas ferramentas que alcançou grande popularidade rapidamente por ser um aplicativo prático, veloz e sem qualquer custo. O custo sai por conta do pacote de dados do serviço de telefonia móvel, mas o aplicativo mesmo tem custo zero.

Inegavelmente, o custo é um dos grandes atrativos para a escolha desta ferramenta para implementar estratégias de marketing.

Logo após a aquisição do Whatsapp pelo Facebook, o número de usuários se multiplicou. Em 2017, atingiu a marca de mais de 1 bilhão de usuários em todo o mundo.

E, continua crescendo.

Dessa forma, em um mercado altamente competitivo, nada mais coerente do que aproveitar as vantagens do Whatsapp para realizar bons negócios.

Como conquistar clientes e fazer vendas usando o Whatsapp

Diversas são as abordagens que se pode adotar pelo aplicativo para empreender a “arte da conquista” de clientes.

  1. Planejar uma Estratégia

Antes de mais nada, qualquer ação a ser implementada em marketing, carece de um bom planejamento estratégico. Estabelecer metas, visando ao público-alvo é o primeiro passo para o fechamento de um bom negócio.

  1. Manter uma agenda diária de trabalho

Inegavelmente, sem esforço e sem empenho diário, não adiantará nada ter planejado uma estratégia. As relações comerciais são complexas, delicadas e demandam persistência.

Estabelecer uma rotina diária de trabalho com uma agenda, especificando metas, horários, contatos, interações é fundamental para alavancar qualquer negócio. Especialmente quando a ferramenta de trabalho é um pequeno dispositivo móvel – o telefone celular.

Isso providenciado, dirija-se às próximas etapas.

3. O Convite (Optin)

Receber mensagens promocionais por Whatsapp é uma prática tão comum atualmente quanto receber mensagens por e-mail. É tão comum que a maioria das pessoas já não aguenta mais isso.

Aquele negócio de fazer grupos e sair adicionando, obrigando todo mundo a participar é invasivo e desagradável.

Então, para criar empatia, a atitude ideal é a de primeiramente fazer um convite para apresentação da marca. Pressupondo que seja o primeiro contato.

Contudo, mesmo havendo conhecimento prévio, uma abordagem sutil é recomendada, porque demonstra o respeito pelo cliente.

  1. Divulgar o número do Whatsapp nas Redes Sociais e\ou Site

Decerto que o Whatsapp é um canal de interação direta com o cliente, mas não pode ser uma ferramenta de uso isolado. É diferente da abordagem através do site ou das redes sociais, por exemplo.

Nessas ferramentas, o cliente se torna autodidata, porque ele encontra explicitadas as informações que lhe são relevantes sobre a marca.

Em contrapartida, o Whatsapp é o canal pelo qual obtém esclarecimentos.

Assim, divulgar o número do aplicativo no meio digital é essencial no relacionamento com o cliente. É uma etapa decisiva no processo de aquisição da marca.

Atenção, interação e suporte são os pilares de fidelização do cliente.

  1. Disponibilizar uma Linha exclusivamente para o Whatsapp Marketing

Isso é sério. Manter uma linha telefônica exclusivamente para o uso comercial.

Para não perder contatos, nem dados fundamentais com overloads. Além disso, ajuda separar o pessoal do profissional.

  1. Ter uma lista segmentada de contatos

O modo mais rápido de se transmitir uma informação pelo Whatsapp é através dos grupos formados. Entretanto, a mesma informação é enviada para todos os participantes do grupo. Tão somente que, nesse caso, as pessoas desse grupo também podem interagir entre si.

O que isso significa de ruim? Em princípio, nada. Liberdade de comunicação é um direito de todos. Mas, no caso da estratégia de Marketing, essa intercomunicação pode ser prejudicial. Isso porque, isso dilui o conceito de segmentação.

A personalização é a chave para um bom negócio. Enviar mensagens conhecendo os gostos e as preferências do seu cliente é certeza de bons resultados.

Além disso, se um dos contatos não entendeu muito bem a proposta da marca e ainda precisa ser mais cultivado, melhor que seja individualmente.

  1. Veicular publicidade através do Whatsapp.

A publicidade através do Whatsapp já começa pela foto de perfil, que deve ser a do produto que se está oferecendo. É um bom começo, porque as pessoas sempre se interessam pela interação visual.

Daí em diante, enviar, sempre que possível, imagens e vídeos promocionais acompanhados de conteúdo relevante e na dose certa.

Personalizada e sutilmente, mas use as técnicas de venda para enviar mensagens aos clientes sem medo. É assim que se fecham bons negócios.

O potencial de envio de mídias pelo aplicativo é extraordinário. Conforme estatística expedida pelo próprio aplicativo, em 2016, 250 milhões de vídeos eram compartilhados por dia e 1.6 bilhões de fotos.

Nesse sentido, promover um produto via Whatsapp é muito mais vantajoso do que em qualquer outra plataforma.

  1. Utilizar a versão do aplicativo para negócios

O Whatsapp Business é a versão do Whatsapp para uso comercial , que tem a opção de cadastrar um número fixo. É um atrativo a mais para o cliente, porque ele se sente mais seguro. Por mais que a utilização do celular hoje seja massiva, o número fixo ainda proporciona maior segurança ao cliente.

  1. Utilizar o serviço do Whatsapp Web.

Além disso, outra boa característica é o serviço do Whatsapp Web. Com ele fica muito mais fácil manter as conversas com os clientes, através do Computador, ao invés do celular.

  1. Aproveitar o recurso do STATUS, no Whatsapp

Todo usuário do Facebook e Instagram sabe o que são os Stories, aquele recurso que deixa uma mensagem no ar durante 24 horas.

O nome desse mesmo recurso no Whatsapp é Status.

Desse modo, pode-se veicular uma promoção e publicá-la no Status, que aqueles conectados à esta rede poderão ver essa mensagem.

Outras vantagens do marketing via Whatsapp

– Além do custo zero, as mensagens enviadas pelo aplicativo não são limitadas pelos algoritmos de implementação que inibem o alcance orgânico. É uma grande vantagem, se comparado às configurações nas Redes Sociais.

– Os clientes recebem mensagens de alerta por meio de notificação, o que permite um alto índice de retorno. Pesquisas indicam que 70% das mensagens enviadas por Whatsapp são abertas minutos após seu recebimento.

– O Whatsapp é único. Não há concorrência. As redes sociais competem entre si em notoriedade, número de usuários, anúncios patrocinados, enfim.

– os optouts no Whatsapp são muito raros. Desse modo, as métricas indicam alto índice de conversão e tráfego, maiores do que os das redes sociais, por exemplo.

Enfim, as etapas aqui elaboradas não se constituem em uma fórmula pela qual todo negócio deve seguir para alcançar sucesso pelo Whatsapp. Mas, certamente, é uma dentre as muitas estratégias que se pode adotar para conquistar clientes.