Websites: 10 razões para possuir um website nos dias de hoje

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Atualmente, ter um website tornou-se algo corriqueiro. Toda empresa, necessariamente, possui um site. Porque isso? Porque a inclusão digital é uma realidade concreta. Apesar de no Brasil ainda 40% da população ainda não ter acesso ou saiba usar a Internet, segundo pesquisa do IBGE em 2018.

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Contudo, há pouco menos de 10 anos, essa inclusão ainda era um projeto em andamento, especialmente, em países em desenvolvimento. Somente uma parte mais privilegiada da população mundial tinha acesso à rede mundial de computadores.

Entretanto, com a implementação da Internet e o incentivo, tanto dos governos quanto da iniciativa privada, esse panorama se alterou radicalmente. Com o intuito, inclusive, de inserir a população produtiva no mercado de trabalho, a educação formal integrou-se à Internet.

Endereço na web

Assim, o conhecimento sobre a utilização dos computadores passou a ser um requisito elementar à quase toda população mundial. Desse modo, o famoso endereço da rede – o “WWW” tornou-se tanto reconhecido, quanto o maior meio de visibilidade para todas as empresas.

Atualmente, não basta a uma empresa ter somente um local físico. Até porque, o produto desejado pode estar a quilômetros de distância do cliente. A maior vantagem de possuir um website é o alcance, porque o acesso é mundial e a comunicação entre as pessoas hoje é essencialmente pelo meio digital.

Website x Marketing Digital: Uma parceria fundamental

Sem dúvida alguma, atualmente, websites estão para as empresas assim como o oxigênio está para toda a natureza. A relação é apelativa, mas é assim mesmo.

Isto porque, o endereço virtual muitas vezes chega a ser o único contato do cliente com o produto desejado.

Assim sendo, nos dias atuais toda empresa precisa ter um website para alavancar e decolar em seus negócios.

Desse modo, é importante ressaltar aqui que, sobre todos os outros benefícios de se possuir um website está sua relação com o marketing digital.

A relação com o Marketing

Costuma-se vincular sempre o marketing ao comercial de uma empresa por ser sua função primeira a divulgação de um produto/marca. Contudo, o mais apropriado deve ser mesmo relacioná-lo a marca em lugar de produto por ser um termo mais genérico e mais abrangente.

Nesse sentido, o marketing nem sempre tem por finalidade a venda direta propriamente dita. Pode ser somente uma proposta de divulgação, um branding da marca, para conscientização e escolha pelo cliente sobre um serviço ou produto.

Então, quando aqui se falar de conversão, fidelização e lead, por exemplo, a referência será a marca, qualquer que ela seja.

Enfim, segue abaixo um guia prático sobre a necessidade das empresas possuírem um website, elencando as grandes vantagens advindas dessa ação.

10 razões para possuir um website

Compreender as motivações pelas quais tantas empresas de sucesso optaram por possuir um website, é o primeiro passo para o desenvolvimento de um negócio. Sobretudo nos tempos em que o mundo encontra-se tão globalizado e interconectado. Especialmente  porque é através do website que uma empresa consegue ampliar seus horizontes e alcançar novos clientes.

1. Ampliar a visibilidade

Acima de tudo, como já anteriormente comentado, a principal razão é alcançar ampla visibilidade. A empresa estará na rede e terá a possibilidade de ser vista em todo o mundo.

Contudo, existem regras de construção de sites a serem observadas para chegar a um bom posicionamento, sobretudo de SEO. São regras que vão desde arquitetura do site até o seu conteúdo.

2. Instruir o cliente

Em segundo lugar está uma das grandes conquistas do marketing digital atual que consiste na instrução da clientela. Isto é, formar o cliente no conhecimento sobre o produto/marca que se pretende promover/divulgar.

Ou seja, através de um conteúdo relevante, demonstrando autoridade sobre o item pesquisado, o usuário poderá desfrutar de uma experiência agradável. Ele tem o brand awareness, isto é, entende sobre a marca quanto melhor for o conteúdo.

Assim, a prospecção é efetiva, gerando conversão (conversion) e tornando potenciais consumidores em leads reais.

3. Comunicação com o cliente

Em terceiro lugar está a facilidade de comunicação e o atendimento ao cliente. A construção dos sites acompanha a evolução tecnológica, de tal forma que, através de aplicativos, novos softwares, da robótica, os serviços prestados através do próprio website são uma realidade facilitadora e menos dispendiosa.

Ao cliente incentiva-se deixar mensagens, sugestões, aderir a planos, preencher formulários concordando com termos de serviços, enfim. Tudo isso, para que ele tenha a melhor experiência, visando à sua fidelização.

Essas ações também têm o benefício de reduzir os custos da empresa que acabam sendo uma forma indireta de retorno sobre o investimento (ROI).

4. SEO

Além disso, outra razão para possuir website é sua relação direta com o marketing digital.

As estratégias do marketing digital alavancam e aceleram o crescimento das empresas. Uma das grandes sacadas do inbound marketing consiste em realizar ações através dos link building dos sites. Estratégia de SEO.

Os link buildings são portas de entrada e saída de/para ações exteriores. Eles indicam ao usuário, as redes sociais da empresa, por exemplo, dentre outros sites que tenham autoridade sobre o item pesquisado. Essa medida gera engajamento relativamente à marca, retornando em mais tráfego para o próprio site via compartilhamentos.

Então, aquilo que aqui foi dito sobre algumas regras que devem ser obedecidas na construção do site, criar um design incluindo link buildings é uma delas.

Até mesmo a construção de um site atualmente pode ter custo reduzido de mínimo à zero, quando são utilizados os softwares livres do tipo WordPress.

Analogamente, embora factível a construção por iniciativa própria, isso não pode absolutamente ser realizado sem uma instrução correta. Caso contrário, pode ser tiro em água.

Assim sendo, melhor mesmo é entregar a tarefa a um especialista para que se obtenha o melhor resultado e o mais rápido possível.

5. Tráfego orgânico

Semelhantemente, o website já tem a seu favor, os mecanismos de busca que indexam os sites, passando também pelo crivo das regras de SEO. O mais poderoso deles, o Google, privilegia os sites que se alinham a essas regras, ranqueando-os nas melhores posições.

Por conseguinte, o website é encontrado pelo usuário por meio de busca orgânica, sem qualquer necessidade de pagar nada por isso. O Google “concede” gratuitamente esse privilégio aos sites amigáveis.

6. Métricas

Aliás, falando em Google, ele oferece também uma série de ferramentas de otimização do site, tais como métricas de análises de dados.

As Métricas avaliam o desempenho do site e/ou outros desvios para possíveis correções, caso sejam necessárias. O Google Analytics é um desses exemplos, amplamente conhecido.

São ações extremamente importantes, realizadas periodicamente para manter o website sempre bem ranqueado pelo Google.

Decerto que as métricas oferecidas online se constituem também em uma boa razão para se ter um website. Conforme elencado inicialmente, as empresas, especialmente as novas no mercado têm como premissa básica, investir com parcimônia nos custos. Nada melhor do que um pacote online completo e eficaz para analisar dados que são automaticamente analisados por plataformas virtuais.

7. Disponibilidade

Certamente, possuir um website garante que as portas da empresa estejam abertas permanentemente. Não existe feriado, férias, final de semana que tire o negócio do ar.

Novamente aqui entra a perfeita construção e manutenção do website para assegurar um bom serviço e a excelente experiência do usuário.

8. Mudança é necessária

É de domínio público a dinâmica da estrutura mercadológica, sobretudo, em face da competitividade. Então, ações visando à reciclagem e atualização dos produtos e serviços são fundamentais.

Com efeito, a renovação dos catálogos e portfólio de uma empresa sofrem alterações dentro dessa dinâmica. O ambiente digital acompanha essa dinâmica e propicia uma alteração rápida no fluxo de informações.

Tem a vantagem, inclusive, de ser ecofriendly, porque evita a confecção de material impresso.

9. Visual e responsividade

Ainda, possuir um site amigável pelas regras de SEO, responsivo, carregamento rápido, demonstra profissionalismo. Nesse caso, a aparência é essencial, porque o site é o cartão de visitas da empresa.

Dificilmente, as pessoas preferem entrar em um ambiente mal arrumado, com um aspecto tosco, não é verdade? Assim é com o site. Ele é a sede de uma empresa na Internet.

10. Marketing digital

Por último, e na verdade, fechando com o que foi dito inicialmente, o marketing digital é o grande benfeitor dos websites. Os anúncios que podem ser veiculados na rede são muito menos onerosos e têm grande potencial de resultados em vendas. Além, é claro da vantagem da busca orgânica.

Enfim, seja por computador ou tablet, ou ainda telefone celular, hoje em dia, grande parte da população acessa a Internet.

Esta é a razão sobre todas as outras para sua empresa construir um website.