O que é um website e qual a sua finalidade

0
36

O que é um website? Uma pergunta um tanto genérica, porém muito necessária no que chamamos de a “Era Digital“. Com o pragmatismo do dia a dia, usamos este termo tantas vezes e muitas vezes não sabemos o seu real significado. Percorrendo este artigo, você aprenderá de uma vez por todas sobre o seu significado e para que serve um website.

Solicitar Cotação!

Website é uma palavra em inglês, composta por duas outras distintas: web (rede) e site (sítio ou lugar). Sendo um termo consagrado em qualquer idioma sem precisar de tradução, significa literalmente, em português do Brasil, “sítio na rede”. Em outra palavras: “um espaço na web”.

Entretanto, outros países de língua portuguesa, designam o termo por “sítio eletrônico”, até mais apropriado, já que a rede referida é eletrônica.

O que é um Website

Decerto que, de um modo ou de outro, por website designa-se o endereço virtual de qualquer pessoa física ou jurídica. Associa-se geralmente websites a empresas, públicas ou privadas, seja de produtos ou de prestação de serviços.

Mas, quem disse que uma figura pública ou uma celebridade, não pode ter um website? Museus, Organizações Filantrópicas, ONGs, Parques, Instituições de Ensino, Igrejas ou até mesmo um Site Pessoal para expressão da sua identidade individual, dentre outros. Assim, sem que sejam para venda direta de algum produto.

Qualquer lugar pode se tornar acessível pela rede mundial de computadores.

Então, website é um endereço eletrônico composto por um conjunto de hipertextos na Internet que são acessadas por protocolos HTTP (Hyper Text Protocol), normalmente.

Ao conjunto de endereços eletrônicos disponíveis na Internet se denomina Rede Mundial de Computadores – World Wide Web.

Qual a finalidade de um website

Conforme reiteradamente comentado em diversos artigos, o principal objetivo das empresas sempre foi o reconhecimento de sua marca.

Empresas tais como Coca-Cola, Nike, McDonald’s, Apple, dentre tantas outras têm seus nomes reconhecidos sem sequer usarem palavras. O símbolo – ou logotipo – é o suficiente.

Das quatro citadas acima, somente a Apple tem a marca reconhecida como resultado de uma relação mais estreita com o marketing digital.

Todas as outras são ancestrais, mas fizeram de suas marcas referência mundial através de massivas campanhas publicitárias. Isto porque todo o objetivo dessas empresas era o de alcançarem ampla visibilidade.

Certamente que esses grupos investiram cifras gigantescas para se tornarem o que são. Talvez até eles nem precisassem mais de qualquer divulgação, mas continuam aí imbatíveis, com um regime de alta competitividade.

Mudança de foco

Sem dúvida, poucas empresas subsistiriam diante de uma concorrência desse porte, promovendo suas marcas com tamanha desigualdade.

Contudo, hoje em dia, com o advento da Internet e o extraordinário estímulo dos websites, as possibilidades são infinitas. A finalidade principal dos websites é funcionar como uma interface entre a empresa e os usuários da rede.

Mesmo aquelas holdings sabem do potencial ilimitado da Internet e todas elas têm poderosos websites. Bem construídos e otimizados, com todas as funções e atribuições, continuam a ampliar as fronteiras de promoção da marca. Como se fosse até necessário!

Qualquer empreendedor de visão sabe da necessidade de se divulgar através da Internet e o lugar para que isso seja realizado é via website.

Websites promovem, websites divulgam, websites vendem, websites dão lucros e websites custam pouco. Websites possuem finalidades e funções múltiplas, ainda que, por vezes, acessórias.

Um novo jeito de divulgar

Aquelas campanhas massivas e ultra-onerosas de outrora já não são mais requisitos essenciais para evidenciar uma marca.

Isto porque agora os websites são os responsáveis por isso. Os Websites são a comunicação rápida, fácil e econômica de uma empresa com o mundo exterior.

Acima de tudo, os websites contam com todo um aparato sofisticado e tecnologicamente avançado online permanente, resultando em constante atualização.

Na onda do Marketing Digital

Além disso, as estratégias de inbound marketing para promover e divulgar o conteúdo dos websites consistem no diferencial às campanhas convencionais. O marketing digital facilitou a vida de qualquer empresa e sua finalidade fundamental é evidenciar um website.

Dessa forma, como é de consenso geral, um website tem por finalidade precípua ser uma estratégia de marketing. Sem um website, hoje em dia, uma empresa não cresce ou cresce bem menos, porque não é vista.

Como a base da comunicação atual é digital, os websites propiciam a interação perfeita entre qualquer negócio e sua audiência direta.

Protocolos HTTP, HTTPs e outros

Conforme já explicitado, a construção de um site deve obedecer às regras intrínsecas de SEO para design e conteúdo.

O SEO é um otimizador de páginas da Internet que viabiliza o caminho para o website pelos mecanismos de busca. Atualmente, o mecanismo de busca mais utilizado na web é o Google. Sobretudo pela grande quantidade de recursos e ferramentas integradas, disponibilizadas pela plataforma.

O SEO Search Engine Optimization estabelece regras para otimização desde o conteúdo das URLs até às páginas propriamente ditas.

Atualmente existe o suporte de alguns softwares livres que permitem construir websites já subordinados a essas regras, sem muita complicação.

Contudo, é necessário o mínimo de conhecimento de certos parâmetros virtuais para não cometer erros elementares. Principalmente, se a experiência for somente como usuário.

Por exemplo, a começar pela própria nomenclatura que precisa ser conhecida e assimilada para os primeiros passos no uso do website.

Nomenclaturas

Assim sendo, seguem algumas delas para dar alguma compreensão geral sobre a formação de um website.

HTTP- Hipertext Transfer Protocol.  Todo mundo já se deparou com o http://www.umdominionainternet.xyz. Através desse protocolo, um website é acessado de uma base para comunicação de dados da rede.

HTTPs – É a mesma coisa só que com mais segurança. Hipertext Transfer Protocol Secure. Os dados são transmitidos por uma conexão criptografada, portanto mais segura para o usuário.

Hipertexto – texto que articula um conjunto de informações sob forma de palavras, sons ou imagens por meio de hiperligações.

URLUniform Resource Locator. É a vulgarmente chamada “barra de endereços”. Serve para localizar um endereço na web, um arquivo ou um dispositivo de informática.

HTMLHypertext Markup Language ou Linguagem de Marcação de Texto, isto é, uma linguagem de marcação que pode ser interpretada pelos navegadores.

Enfim, esses são apenas alguns dos termos com que sempre se depara no dia-a-dia do usuário da Internet.

Então, não apenas aquele que vai construir o site como também o que vai usufruir dele precisam saber transitar razoavelmente nesse ambiente.

Websites têm que ser estruturas dinâmicas, atualizadas constantemente segundo os parâmetros da rede para que funcionem da melhor maneira possível.

O que é um website e sua utilidade: Conclusão

Concluindo, um website é o endereço virtual das empresas. Ele é parte da estratégia de marketing para divulgar, promover e vender, se for o caso.

Os websites têm por finalidade evidenciar uma marca e assim, alavancar e fazer crescer os seus negócios.