Marketing Digital: 10 formas de alcançar o sucesso pelo marketing digital

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Hoje em dia, é muito fácil uma marca alcançar visibilidade através das ferramentas que o marketing digital disponibiliza.

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Entretanto, embora a Internet seja o ambiente ideal para sua marca decolar em pouco tempo, é importante uma abordagem com qualidade. Porque, o que está em jogo é a imagem de sua empresa e um passo em falso pode ser fatal.

Como tudo na vida, uma atitude proativa e dinâmica são fundamentais para levar qualquer negócio adiante. Na era digital, tudo é muito rápido. Contudo, nem sempre as ações devem imediatamente suceder às idéias.

É necessário cumprir alguns quesitos para não somente chegar ao topo, mas também se estabelecer nele solidamente.

Assim, neste artigo, buscamos estabelecer os principais parâmetros que devem ser seguidos para atingir o topo.

As primeiras etapas são estruturadas sobre a importância da criação de conteúdo rico e de valor. Em seguida, mencionaremos quesitos mais técnicos.

Portanto, atente às etapas abaixo para fazer seu produto decolar usando os recursos do ambiente digital.

10 Pontos Principais

1 – Delimitar o público-alvo

Partindo da proposta da sua marca: qual o seu objetivo, o que é, quais são os benefícios e a quem você pretende alcançar.

2 – Compor uma boa estratégia de abordagem

Visando principalmente a este público-alvo. Aqui, vale definir que canais são compatíveis com a proposta da marca e investir neles.

3 – Fazer um estudo analítico das personas

Uma persona nada mais é do que a segmentação do seu público-alvo. O que seria isso? Por exemplo, seu público-alvo são senhoras de meia-idade, no sentido amplo. Contudo, dentro desse escopo, tem-se que: a) senhoras de meia-idade, algumas avós, outras não; b) senhoras de meia-idade arrojadas, desportistas, algumas avós, outras não; c) senhoras de meia-idade dependentes fisicamente, enfim.

Esse estudo é um instrumento facilitador do entendimento de com quem sua marca deve dialogar e de quem é o seu cliente ideal. Desse modo, é possível direcionar a criação das suas campanhas e anúncios de marca.

4 – Postagens nas Redes Sociais

Facebook, Instagram, Twiter, dentre outras. Essas são ferramentas poderosas para uma marca decolar. A empresa deve disponibilizar um time de marketing para fazer o gerenciamento dessas contas diariamente, se possível.

Produza conteúdo para sua marca, personalize suas publicações, crie um branding exclusivo para sua marca digital. Faça postagens de divulgação dos seus produtos e serviços, com fotos e vídeos. Aqui, a imagem é essencial para estimular o consumo da sua marca.

Os meios de impulsionamento de marca por meio das postagens também é um recurso bastante utilizado. Existem empresas especialistas nesse segmento. Vale à pena investir.

5 – BLOG

Associe um conteúdo de artigos às suas páginas. O marketing de conteúdo é um poderoso aliado de divulgação e no aprofundamento da relação marca/cliente em potencial.

Publicações, informativos sobre o produto, a missão e os valores da empresa (ser ecofriendly, por exemplo), divulgar até mesmo um conteúdo educativo. É essencial que a redação seja impecável, utilizando-se dos mecanismos SEO para a melhor compreensão do conteúdo e facilitar o acesso nos sites de busca.

6 – O Website

Sobretudo, ter um website. Isto porque, um endereço na Internet é fundamental para a consolidação da empresa, pela via digital. Todavia, o site tem que ser bem planejado e ter os elementos virtuais que facilitem o acesso às páginas. Precisa carregar rapidamente, não conter scripts muito longos, ter menus simplificados e destaques.

7 – SEO

O SEO (Search Engine Optimization) é também um recurso de otimização do site ou do blog para os mecanismos de busca. Utiliza palavras-chaves, facilitando o acesso nos buscadores, desse modo, tornando o site melhor ranqueado.

O SEO contempla estratégias que se referem às características internas do site – OnPage e também as externas – OffPage. Ambas, se referem a recursos de otimização do site para torná-lo mais atraente para os buscadores, melhorando sua posição nos mesmos.

8 – Inbound Marketing

O Inbound Marketing é um tipo de marketing que, na verdade, reúne todas as etapas estratégicas até aqui. O objetivo é fidelizar o cliente-consumidor. Através da produção de conteúdo de valor e das postagens das redes sociais, se consegue uma boa margem de entrada do seu produto. Associados, desse modo, a e-mails marketing, webinars, newsletters, por exemplo, o cliente passa a ser atraído pela marca.

O e-mail marketing também deve ter um conteúdo segmentado, conforme os diversos nichos abrangidos pela marca.

9 – Geração de Leads

Ao se acessar uma URL qualquer, uma pessoa se depara com um display, oferecendo um e-book ou acesso a um vídeo sobre a empresa. Mas, para que isso aconteça, antes, se deve preencher um formulário com alguns dados e e-mail. A essa estratégia se nomeia Geração ou Captação de Leads.

É o recurso de criação de landing pages (página de captura), que tem a função de capturar informação para seus potenciais consumidores, àqueles interessados no que você tem a oferecer. A base dessa estratégia é montar um portfólio de contatos qualificados. Esta modelo de ação é considerado um dos álamos do Marketing Digital.

Quem entrou naquela página, queria alguma informação sobre aquele produto. Portanto, transforma-se em um cliente-consumidor em potencial e será trabalhado posteriormente, na etapa comercial do seu funil de vendas.

10 – Anúncios de publicidade

A publicidade clássica ainda é um meio de divulgação de massa muito poderoso. Apesar disso, a propaganda através do meio digital tem se consolidado como uma ferramenta de publicidade extremamente eficaz. Por isso, deve-se investir em anúncios do Google Ad Words ou Facebook Ads, por exemplo. E, por um ótimo custo-benefício. Todo mundo tem Facebook e todo mundo faz busca no Google, a todo dia e a toda hora. Há muito potencial.

Finalmente, feito tudo isso, ainda existe uma última dica que pode ser considerada a de número 11, que é o Acompanhamento dos Resultados.

É uma etapa vital para que seu produto se estabeleça no mercado. Através de avaliação de métricas em tempo real, pode-se mensurar a demanda e o índice de aceitação do produto. Em havendo algum desvio, pode-se corrigir o rumo, mudando a estratégia.

Marketing Digital: Conclusão

O Marketing Digital é a tendência atual para o planejamento de estratégias seguras para a divulgação e implementação de produtos na Internet.

A meta das agências especializadas é tornar uma marca competitiva no mercado, através de todos os recursos disponíveis no meio digital.

Isso é um trabalho especializado e que exige conhecimento das ferramentas para a elaboração dessas estratégias. Entretanto, pode também ser um empreendimento individual, bastando observar cuidadosamente cada um desses passos aqui citados.

Mãos à obra e boa sorte na empreitada!