Marketing de conteúdo: benefícios e diferenciais de sucesso

0
29

Certamente, a expressão marketing de conteúdo é hoje conhecida da grande maioria de usuários da Internet. De algum modo, o usuário, pelo menos já ouviu falar desse tipo de marketing.

Solicitar Cotação!

Com efeito, pode-se depreender o significado da expressão, sem precisar ser nenhum especialista. Entretanto, quais os benefícios que essa modalidade de marketing traz para um produto divulgado no ambiente digital?

Antes de mais nada, há somente uma ressalva a ser feita sobre a produção desse conteúdo. Isto porque, ele deve ser relevante, sim, para gerar conhecimento sobre sua marca, mas não exclusivamente.

Acima de tudo, o conteúdo tem que ser bem redigido. Sobretudo, obedecendo a algumas regrinhas, não somente idiomáticas, mas internas, do próprio meio digital. Regras de SEO (Search Engine Optimization) que dão ao conteúdo a melhor posição no ranking dos buscadores.

Assim sendo, é possível obter excelentes resultados para sua marca ou seu produto, em pouquíssimo tempo.

Otimizando o conteúdo

Conforme já comentado anteriormente, algumas regras devem ser seguidas para que o marketing de conteúdo seja eficaz.

Por isso, uma etapa fundamental para que o conteúdo alcance sua meta é a sua otimização.

Com o intuito de promover o seu conteúdo e conseqüentemente melhorar o ranqueamento das suas páginas, algumas ações têm que ser implementadas. São as estratégias do meio digital que viabilizam o destaque do marketing de conteúdo.

O recurso mais eficaz é o SEO, porque utiliza estratégias para melhorar o ranqueamento de uma página de maneira orgânica, isto é, sem custos adicionais.

O SEO é uma ferramenta, sobretudo para que os mecanismos de busca, como o Google, valorizem seu conteúdo.

O SEO articula melhor o texto, através das chamadas palavras de transição, além das palavras-chaves que são o modo como o algoritmo dos buscadores encontram o conteúdo oferecido.

À propósito, o SEO merece um artigo à parte, para tópicos avançados, tais são suas estratégias especializadas para a otimização de site.

Contudo, pode-se recorrer também aos links patrocinados, anúncios pagos, que trazem resultados mais rápidos. Entretanto, o SEO traz um resultado mais permanente.

Tem hora e momento para todo o tipo de estratégia. Basta uma instrução mais aprofundada sobre os por quês e “quando” devem ser aplicadas.

Relacionamento

Precipuamente, o marketing de conteúdo visa a estabelecer uma relação com o público-alvo. Funciona como uma porta de entrada para que, paralelamente, seu objetivo principal – prospecção de clientes e consumidores -, lá na outra ponta, na fase da venda propriamente dita, seja alcançada.

Nesse sentido, o funil de vendas também deve ser pensado como recurso de otimização do conteúdo. É a fase da geração dos leads qualificados e dos clientes em potencial – os famosos prospects.

Além disso, já introduzindo algumas estratégias mais avançadas de SEO, a promoção do conteúdo é automática, quando a base é a interface direta com as pessoas. Como se faz isso? Compartilhando em Redes Sociais, utilizando guest posts para se relacionar com outros sites, participando de comunidades relativas ao seu público-alvo, enfim.

Com efeito, esbanje mídias, sobretudo imagens de boa resolução, rápido carregamento, excelente qualidade. O Google privilegia essas páginas.

Dentre outros, essas são formas bastante eficazes de promoção de conteúdo, bem como, consequentemente, atingir seu cliente em potencial.

Destaque especial para o site

Acima de tudo, crie um site dinâmico, responsivo, rápido e mantenha-o permanentemente alinhado com as estratégias dos buscadores.

Diagnósticos, testes, métricas, ajustes são essenciais para a visibilidade do site. Existem algumas boas ferramentas com essa finalidade disponíveis no mercado.

Pingdom Website Speed Test; Load Impact; Google PageSpeed Insight; GTMetrix; Google Analytics; Testes de Navegador. Basta pesquisar e escolher a mais conveniente e implementar as estratégias.

Agregando seguidores à marca

Um dos maiores benefícios do marketing de conteúdo é agregar seguidores para a marca e a fidelização decorrente. Um conteúdo relevante, substancial, tem como condão atrair o público.

Sem dúvida, um conteúdo bem elaborado, com autoridade, desperta o interesse do visitante e estabelece um relacionamento de confiança. Isto é, seu produto ou empresa tem, de fato, a solução para o problema do seu consumidor em potencial. Por conseqüência, isso gera tráfego e mais tempo de permanência no seu site ou blog, ou ambos.

Além disso, compartilhar o conteúdo nas Redes Sociais, também é uma forma de diversificar os mecanismos de busca. As palavras-chaves e backlinks devem ser bem ajustados para facilitar o acesso.

Outrossim, é importante também lembrar que a produção desse conteúdo deve ser o mais atraente possível. O fundamental é agregar valor para o potencial consumidor da sua marca ou produto.

Desse modo, ele vai compartilhá-lo, influenciando a outros que também se interessarão pelo seu conteúdo.

Dessa forma, através do marketing de conteúdo, é possível conseguir um maior envolvimento com a marca e, consequentemente, maiores conversões de leads.

Com certeza, com isso já se ultrapassou um grande obstáculo para a aceitação da marca – o bloqueio de anúncios. Através do marketing de conteúdo, o usuário se sente mais à vontade e não se opõe a um conteúdo relevante.

Em síntese, grosso modo, o marketing de conteúdo produz mais tráfego, mais leads e mais conversão.

Listando os benefícios do Marketing de Conteúdo

Em resumo, pode-se listar como benefícios do marketing de conteúdo, os seguintes fatores:

  1. Agregar seguidores;
  2. Gerar tráfego;
  3. Permanência no site;
  4. Compartilhamento nas Redes Sociais;
  5. Melhor ranqueamento nos buscadores
  6. Envolvimento com a marca;
  7. Geração de Leads;
  8. Aceitação do anúncio da marca;
  9. Mais conteúdo para site e blog e
  10. Promove o bom relacionamento com o público-alvo.

Marketing de Conteúdo: Conclusão

O marketing de conteúdo é o primeiro passo na criação de um relacionamento permanente com o cliente em potencial.

Para se elaborar um conteúdo relevante é importante observar algumas regras básicas. Sobretudo, estabelecer metas e definir o público-alvo.

O conteúdo deve obedecer às estratégias de SEO, para alcançar o melhor ranqueamento nos sites de busca. Por exemplo, Google ou Bing.

Esse destaque dado, acima de tudo pelo Google, o maior e mais poderoso site de buscas dentre todos, desperta o interesse do visitante.

Assim sendo, ele se envolve com a marca e compartilha o conteúdo, gerando maior tráfego.

O marketing de conteúdo é uma estratégia segura para alcançar bons resultados, ainda que gradativamente.

Entretanto, depois de estabelecida a relação com o cliente, através de um conteúdo relevante, ele se torna permanente.

Nesse sentido, as etapas seguintes, a geração de leads e a venda propriamente dita são extremamente facilitadas pelo bom conteúdo produzido.

Enfim, as empresas têm investido, cada vez mais, nesse recurso do ambiente digital – o marketing de conteúdo. Conforme ficou aqui demonstrado, essa estratégia responde pelos melhores resultados na interação marca-cliente.

Se o conteúdo for relevante, atraente e interessante para o leitor, já se tem mais da metade do caminho percorrido para a aquisição do seu produto ou aceitação da sua marca.

Agora, é só seguir essas dicas e começar a produzir conteúdo de valor.