Inbound marketing: os 5 pilares que você precisa saber

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O Inbound Marketing é um amplo e bem difundido meio de publicidade online, com diferentes formas de promoção. Através do Inbound Marketing é possível segmentar um público-alvo desejado e buyer persona. Utilizando a estratégia certa, é possível não apenas alcançar as pessoas certas mas também permitir que a empresa seja encontrada facilmente por elas.

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Relacionamos abaixo 5 pilares do Inbound Marketing que tornam possível atrair um público-alvo interessado nos produtos e serviços de uma empresa.

1.      Publicidade em Sites

Veiculação de anúncios em sites relacionados aos produtos e serviços que a empresa oferece. É um meio bastante eficaz e permite em muitos casos definir as características do público-alvo. Um exemplo é uma loja de roupas esportivas anunciar sua loja online em sites relacionados a esporte. Desta forma a empresa promove seus produtos a pessoas que potencialmente podem comprar.

2.      Mídias Sociais

Semelhante ao Marketing de Conteúdo, oferece alguns extras muito interessantes. Além da empresa criar conteúdo relevante nas mídias sociais para atrair público semelhante, é possível pagar por anúncios. Estes anúncios serão promovidos de forma segmentada ou não, seja para o público que segue seu perfil ou direcionado a uma segmentação personalizada.

3.      SEO

O SEO faz com que o seu conteúdo apareça nos resultados de pesquisas dos buscadores. Mais do que isso. O conteúdo do seu site já existente e exibido nos resultados de buscas, trará acessos de usuários interessados no seu serviço ou produto, diretamente para a sua empresa. Ademais, podemos dizer que é o recurso mais importante para o marketing de uma empresa. Especialmente porque é através do SEO que a sua empresa será facilmente encontrada por potenciais clientes, ou melhor, por pessoas que estejam buscando pelo seu tipo de serviço/produto.

Este primeiro é diretamente ligado ao Marketing de Conteúdo. Por isso a produção do conteúdo tem de ser feita com muita cautela.

4.      Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo é o uso de artigos informacionais ou educacionais com o intuito de atrair um público interesse no seu tipo de produto ou serviço. Portanto,  cada vez mais a produção de conteúdo vem sendo uma estratégia bastante sólida adotada pelas empresas para atrair potenciais clientes por meio do tráfego orgânico. Entretanto, é importante atentar-se à qualidade do conteúdo, gramática, tamanho do texto, relevância e é claro, evitar erros de português. Não podemos queimar o filme da empresa logo pelo seu maior ativo: Seu conteúdo.

Atualmente o Marketing de Conteúdo ou Produção de Conteúdo como habitualmente é chamado,  vem se transformando na principal estratégia de conversão. Isto porque o custo para a criação de conteúdo alusivo ao tema da empresa é baixo. Sobretudo quando comparado a campanhas de marketing, que muitas vezes envolve anúncios, fortalecimento de marca, entre outros recursos. Este tipo de estratégia é concomitante ao SEO, ou seja, um não funciona sem o outro. Todavia pode até funcionar, se a empresa conciliar o Marketing de Conteúdo com campanhas virais, que dependem fortemente das redes sociais, engajamento e muitos compartilhamentos.

5.      Links Patrocinados

O uso dos Links Patrocinados traz vários benefícios à divulgação da marca de uma empresa. Sobretudo por ser uma forma paga de destacar anúncios de serviços/produtos da empresa para um público-alvo específico. Anúncios pagos, conhecidos como Links Patrocinados são mais vistos em resultados de pesquisa. Um anúncio patrocinado será exibido geralmente para pessoas que buscam, se interessam ou já tiveram alguma relação com produtos e informações semelhantes.

Para obter os melhores resultados, é importante definir a estratégia de marketing ideal para o seu negócio. Após definida a estratégia, identificar qual ação de marketing utilizar primeiro.

Para algumas empresas, as mídias sociais funcionam melhor, enquanto para outras os resultados acontecem por meio da produção de conteúdo. Portanto vale conhecer o seu mercado e determinar a persona que compra o produto ou contrata o serviço da sua empresa. Contudo, compreender o perfil do seu cliente ajuda a identificar onde ele está e de que forma ser encontrado por ele.

Buyer Persona: Um perfil de cliente ideal utilizado para facilitar o trabalho das ações de marketing. Desta forma fica mais fácil entender o que é preciso para atrair o público desejado.