Email marketing: entenda o que é e como funciona

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O Email Marketing tem como finalidade a execução de campanhas de marketing por email. Pode ser utilizado como uma ferramenta para a promoção de uma marca, comunicação com clientes e realização de vendas. Com relatórios gráficos de interação, permite a otimização das campanhas de marketing para aprimorar os resultados.

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O seu uso pode mudar de acordo com o objetivo de cada campanha de marketing. Sites, blogs e portais usam o Email Marketing para informar, enquanto as empresas o utilizam para vender.

Otimização do Email Marketing

O Email Marketing permite monitorar o interesse e envolvimento do público através dos relatórios de campanha. Isso porque algumas soluções permitem o monitoramento de aberturas, cliques e remoções. Estes itens são uteis para identificar quais usuários leram os emails e quantos clicaram no link da campanha.

Os usuários que solicitam remoção, são um público classificado como “curioso”. Por não se identificarem com a proposta do site ou empresa, preferem sair da lista. Isso evita que futuras mensagens sejam enviadas para um público desinteressado.

Com o uso dos relatórios de campanha de marketing é possível realizar um trabalho direcionado ao público envolvido. A partir deste ponto é possível criar segmentações baseadas no comportamento e ações dos usuários.

Conversões e vendas podem ocorrer constantemente se a empresa ou site oferecerem valor aos seus usuários cadastrados. Para isso é necessário dar algo em troca aos usuários, podendo ser em forma de conteúdo, informação ou até mesmo brindes.

Captação de Cadastros

É possível fazer a captação de cadastrados das seguintes formas: Página de Captura e Formulários de Cadastro. Estes podem ficar no início, final de artigos e na barra lateral dos sites.

É possível também utilizar janelas popover com formulário de cadastro. Estas janelas geralmente aparecem sobre o conteúdo do site. Seu intuito é funcionar como um call to action, chamar a atenção do usuário e conseguir seu cadastro.

Muitos sites e empresas usam iscas digitais ou até mesmo físicas para atrair cadastrados. Fazendo isso, o usuário enxerga um benefício ao se cadastrar em uma lista, o que gera motivação.

Como atrair o público?

É possível atrair um público desejado utilizando Os 5 Pilares do Inbound Marketing. Com a estratégia certa é possível não apenas alcançar o público-alvo desejado, como também atraí-lo para o seu site. É a partir daí que será possível fazer a captação dos cadastros e manter um canal de comunicação com estes usuários.

Os tipos de listas de e-mail

Lista Opt-in

O cadastro opt-in é o modo seguro de criar uma lista com um público segmentado. Este público pode ser de usuários que frequentam seu site, fanpage ou blog. Existe uma variação para o opt-in, chamada de duplo opt-in (doi).

No modelo de cadastros duplo opt-in, os usuários além de se cadastrarem, precisam confirmar seus cadastros. A confirmação ocorre clicando em um link de confirmação enviado para o e-mail do cadastrado.

Lista Comprada

Fazer Email Marketing para cadastros presentes em uma lista comprada é errado, fere a privacidade e direitos dos usuários. Infelizmente é uma das formas mais utilizadas atualmente por empresas e profissionais do marketing. A sua utilização ainda é bastante forte devido ao baixo custo de investimento e alto retorno financeiro.

Luta contra o SPAM

Existem empresa internacionais que monitoram e controlam o tráfego de e-mails na internet. Estas empresas impõem certas restrições e bloqueios aos servidores que abusam de serviços de Email Marketing.

Em certas restrições, a empresa penalizada pode ter seus e-mails e domínio bloqueados. Ficando impedida de enviar qualquer tipo de mensagem para seus clientes.

Para evitar dores de cabeça é importante ignorar a tentação de comprar lista de email. Desenvolver uma lista de e-mail opt-in a partir do seu site pode render excelentes resultados e permitir uma boa comunicação com o seu público-alvo.

Formas de Uso

O Email Marketing pode ser utilizado para alcançar diferentes objetivos, em especial para realização de vendas e atração da atenção de potenciais clientes. O uso mais comum deste meio é para divulgar um produto ou serviço para uma lista de pessoas potencialmente interessadas. Isto acontece porque um grupo de pessoas que buscam um determinado tipo de informação, acabam se inscrevendo na lista de comunicação de uma empesa ou profissional (lista de email) no intuito de receber mais informações relacionadas àquele assunto. É desta forma que ocorre além da fidelização de um potencial cliente, o engajamento e a rápida comunicação sem intermediários, da fonte ao interessado.

Entretanto, nos dias de hoje o uso do Email Marketing foi deixado um pouco para trás, devido ao surgimento de novas ferramentas e meios de marketing — como automação de marketing — que acabaram por diminuir a sua importância no contexto comercial. Um dos meios mais utilizados atualmente, são as Redes Sociais, que além de gerar audiência de forma extremamente segmentada, permitem alimentar aos sistemas de automação de muitas empresas.

Contudo…

Contudo, embora reduzida a importância do Email Marketing, que foi bastante usado no passado para a prática do Marketing Direto, em que se fazia a venda direta para uma lista de emails específica, hoje, este email é usado de uma forma mais específica, aliada à mecanismos de inteligência artificiais e técnicas de perfilamento avançado. Hoje em dia as empresas até podem utilizar este email para unicamente vender, entretanto sempre andará em conjunto com outras ferramentas e recursos para que os objetivos sejam amplamente alcançados. Confira abaixo os 3 tipos de usos para o Email Marketing na atualidade:

Comunicação

Empresas e profissionais fazem uso de ferramentas de Email Marketing para comunicar-se com seus clientes, fornecedores e parceiros. Sobretudo porque em se tratando comunicação comercial, o email é uma das formas mais eficazes de alcançar estes destinatários com precisão quase cirúrgica. Em síntese porque a maioria dos usuários estão sempre com seus Smartfones em mãos e a maioria deles possuem suas contas de email adicionadas em seu dispositivas. É constatado que cerca de 80% das pessoas consultam suas caixas de email mais e 30 vezes por dia, em média, na esperança de que chegue uma nova mensagem. Por esta razão, o uso do Email Marketing para a comunicação com o público relacionado acima, é altamente eficaz.

Vendas

Uma das formas mais comuns de uso de um serviço de Email Marketing é para puramente fazer vendas. Especialmente para empresas que possuam lista de clientes ativos ou em potenciais, altamente interessados em seus produtos e serviços.

A taxa de conversão do uso desta prática depende unicamente do engajamento, público e da comunicação que a empresa ou profissional possui com seus inscritos. Não adianta possuir uma lista de emails, ela precisa ser segmentada e composta por pessoas interessadas no que será oferecido. Ademais, é normal empresas adotarem a técnica apenas de acumular inscritos em uma lista de vendas para apenas oferecer produtos. Infelizmente não fazem qualquer tipo de trabalho na lista para fomentar interesse.

Este tipo de uso permite alcançar altos ganhos. Entretanto, seu potencial é tolido pela falta de desenvolvimento das pessoas inscritas. O Email Marketing para esta finalidade tem melhor rendimento em datas comemorativas. Em especial no Natal, Dia das Mães, dos Pais, das Crianças, dos Namorados, etc…

Informação

O uso do Email Marketing para transmitir informação é bastante usado por profissionais do marketing. Certamente pelo fato de ser uma forma rápida de alcançar seus inscritos e informa-los sobre um determinado assunto, produto ou serviço. Hoje em dia este tipo de prática está mais atrelada à Automação de Marketing do que ao Email Marketing propriamente. No entanto muitos profissionais e empresas ainda o utilizam para direcionar seu público a um determinado objetivo — acessar um artigo em um blog falando a respeito de um serviço (advertorial). Este método de utilização é extremamente eficaz no que diz respeito à informação. Informar antes de vender; noticiar sobre uma atualização; direcionar para um artigo contextual.

Educacional

Uma outra forma de utilização bastante usada no Email Marketing é educar um inscrito sobre um determinado serviço ou produto. Neste formato, a empresa ou profissional tende a mostrar como algo funciona, explanando de forma aprofundada ao seus interlocutores. Esta comunicação é feita por email, com teor altamente educacional. Não tende a informar e sim educar. Um exemplo quanto a este uso é quando uma empresa envia um passo a passo sobre como atualizar um determinado software instalado no computador do cliente. Este tipo de comunicação é estritamente educacional, pois quer ensinar ao usuário como fazer; instruí-lo.

Por fim, o SPAM ou Envio de Emails em Massa não Autorizado

Este último é uma forma de utilização politicamente incorreta. Isto porque o transmissor deste tipo de comunicação, usa do Email Marketing para contatar pessoas que não autorizaram receber seus emails ou desconhecem da sua existência e teor. Este tipo de ação tende a ser totalmente invasiva, ferindo a privacidade do usuário e desrespeitando uma série de políticas de “boa utilização”. O envio de de mensagem não autorizada causa mais problemas do que benefícios a quem envia, entre eles: Bloqueios no servidor de envio, banimento do seu domínio e e-mails, bloqueio do IP do servidor, além de correr risco de ações judiciais. Portanto, fazer SPAM não é recomendado. Talvez funcione para algumas pessoas e empresas. Entretanto uma série de fatores negativos podem denegrir a imagem de uma empresa e prejudicar suas vendas, mais que ajudar.

É importante pensar se este tipo de ação valerá a pena. Isto porque quem faz uso deste tipo de ação, muitas vezes acaba comprando listas sem conhecer sua procedência. Ademais, sem qualquer tipo de segmentação. Não caia nesta furada. Vise sempre construir uma lista sólida através de técnicas e estratégias de Marketing Inbound, ensinadas aqui na Mestre Marketing. Você terá mais trabalho, exigirá mais do seu tempo, porém seu retorno financeiro será muito maior. Sua lista (optin) é o seu maior ativo. Lembre-se disso!