Como aumentar a visibilidade da sua empresa pelo SEO

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Empresas estão continuamente buscando formas de sucesso de aumentar a visibilidade de suas marcas e produtos. É neste contexto que o SEO se torna um aliado tão importante e decisivo, tanto para o crescimento quanto exposição positiva de seus negócios.

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O SEO Search Engine Optimization tem sido a grande aposta no marketing digital para melhorar a qualidade dos sites. Decerto que o SEO se aplica a qualquer página da rede, embora na sua origem, seu propósito seja para otimização de sites.

Inegavelmente, a premissa para o surgimento do SEO foi dar maior visibilidade a uma marca. Ainda que seja discutível quem detém a patente do SEO e quando o termo foi utilizado pela primeira vez.

Acima de tudo, o empreendedorismo atual precisa entender a importância do mecanismo de SEO para a dinâmica empresarial.

Da mesma forma, o empreendedor já conhece a necessidade de ser visível em meio à concorrência acirrada. Isso é possível através de um endereço na rede mundial de computadores – o www. Esta é a porta aberta para o mundo.

Contudo, ao passar pela porta, o visitante precisa encontrar um interior arrumado, para que ele tenha uma boa experiência na visita.

O SEO é o mecanismo que organiza virtualmente a empresa, para oferecer ao usuário uma excelente experiência.

Arurmar a empresa na rede (ampliar a visibilidade)

Muito se tem comentado sobre a relevância do Marketing de Conteúdo para destacar uma empresa no ambiente virtual. Mas, como funciona essa relação? É simples.

Certamente, a iniciativa da visita parte do usuário que, ao entrar na empresa, é recebido pelas páginas. Essas são as que o instruirão acerca de tudo o que acontece ou vai acontecer naquele lugar.

E, de que modo as páginas fazem isso? Através do conteúdo escrito e o que elas disponibilizam para o usuário. Então, esse conteúdo tem que ser muito bem articulado para a sua boa compreensão.

Todavia, como o usuário encontrou esse conteúdo? Eureca! Por meio das articulações de SEO. Como? Depois que todos os mecanismos – de pesquisa e de resposta – já foram implementados para o usuário, a resposta é simples.

A sacada para aumentar a visibilidade da sua empresa

Por exemplo, o usuário acessa a barrinha de pesquisa do Google, e coloca uma palavra ou uma frase que está associada à sua busca. Pronto. São as palavras-chave do SEO.

Com efeito, em fração de segundos ou nanosegundos, aparece uma lista de endereços relacionada àquela pesquisa. Os algoritmos do Google rapidamente pesquisaram outros mecanismos que lhe indicaram as melhores respostas para aquela pesquisa. Para efeito de conteúdo, esse mecanismo é o SEO.

A saber, aquele conteúdo foi encontrado, porque obedeceu às regras de SEO que o destacariam no Google. Sobretudo o Google, mas qualquer outro buscador, de modo geral: Yahoo, Bing, Messenger, etc.

Enfim, a esse resultado destacado, propiciado pelo SEO se designa resultado orgânico de pesquisa. Por quê?

Para o empreendedor, o conteúdo elaborado, subordinado às regras de SEO é um tiro certeiro. O site da empresa será bem ranqueado, ou seja, terá a melhor posição no ranking dentre empresas, segundo a mesma pesquisa.

Contudo, a melhor notícia é que não se pagará um único centavo por isso. Esse é o resultado orgânico que dá visibilidade ao site ou às páginas, através de conteúdo relevante sem pagar nada.

Como aumentar a visibilidade SEO e mantê-la

Semelhantemente, existe uma vantagem ainda maior do que alcançar visibilidade: é permanecer com visibilidade. Não se trata apenas de saber como aumentar a visibilidade da sua empresa na internet em se tratando de SEO, mas como não perde-la.

Certamente, as pessoas já se depararam em pesquisas com textos de longa data, que ainda permanecem na rede bem ranqueados.

Isso se deve à relevância de seu conteúdo que ainda não foi “vencido” por nenhum outro, por incrível que pareça. Permanecem com visibilidade, na melhor posição por muito tempo, à frente até de páginas patrocinadas, isto é, com anúncios pagos.

Há um consenso de que páginas órfãs não são facilmente encontradas. Na verdade, tudo vai depender do seu conteúdo. Melhor seria dizer que, de modo geral, páginas órfãs não têm um propósito isoladamente. Entretanto, até isso depende do objetivo do conteúdo também.

Por óbvio que a visibilidade por si só não garante o sucesso de uma empresa como fator preponderante sobre todos os outros.

Sem dúvida, é um conjunto de estratégias, o Inbound Marketing, com um bom planejamento que antecede a toda e qualquer campanha.

Entretanto, após isso, havendo total aproveitamento das regras de SEO, a visibilidade e o sucesso são efetivos. O SEO para otimização dos sites ou blogs, ou quaisquer referências de conteúdo na Internet tem sido o mais aperfeiçoado mecanismo.

Assim sendo, é aconselhável ao empreendedor, conforme as tendências dos modernos mecanismos otimizadores da rede, investir em SEO.

Investir no aperfeiçoamento do site para aumentar a visibilidade

Um dos aspectos essencialmente importantes para aumentar a visibilidade pelo SEO é aperfeiçoar ou criar o próprio site segundo suas regras.

Por exemplo, a indexação do site melhor ranqueado nos buscadores ocorre em função de vários fatores, inequivocamente. A velocidade de carregamento, a responsividade, a própria estética, enfim, figuram entre eles.

Com o propósito de criação, visando a esses quesitos respondem alguns [softwares] CMS já conhecidos no mercado como o WordPress, Joomla e Drupal.

Entretanto, quanto à elaboração dos conteúdos para cada página efetivamente criada, responde o SEO.

Então, ao preencher o conteúdo de uma URL, o que obrigatoriamente será privilegiado é a regra de SEO para aquela finalidade. É a única forma de se garantir visibilidade.

Assim, utilizando um exemplo aleatório: exemplo.com\produto\complemento.html

Desse modo, na entrada da pesquisa, o mecanismo de resposta – SEO indexa rapidamente aquele conteúdo ao mecanismo de busca. Feito. Visibilidade.

Meta descrições para aumentar a visibilidade nos buscadores

Outro fator importante a ser considerado quanto ao conteúdo são as meta descrições.  Vale a mesma premissa das URLs. As metadescrições são tags (etiquetas) HTML que auxiliam nas pesquisas com maiores informações sobre as páginas.

Por conseguinte, elas são alvo das regras de SEO, em face do seu conteúdo. Para que aquela página seja facilmente indexada nos mecanismos de busca, as metadescrições também devem ser otimizadas.

Calma! Tudo bem. Até aquela etapa dos conteúdos, tudo parecia mais tranquilo, mais fácil.

Afinal, redigir um bom conteúdo, intrinsecamente já considera obediência às regras lingüísticas. Então, obedecer ainda às regras de SEO não seria tão difícil.

Estrutura SEO por si só: para aumentar a visibilidade do site

Todavia, agora já está se falando sobre arquitetura do site e aí complicou um pouco porque a linguagem é para especialistas.

Inegavelmente. Sim. Nem tudo se pode fazer independentemente, por iniciativa própria. Algumas etapas necessitam de colaboração externa.

As regras de SEO visam ao conteúdo e este está presente desde a elaboração do próprio site.

Por fim, há um aspecto extremamente importante e que pode ser feito individualmente: utilizar métricas de avaliação do site. Defina um cronograma de testes e avaliações.

Esse acompanhamento é vital para avaliar o desempenho do site e se houver algum problema, corrigi-lo, mantendo, assim, a visibilidade.

Conclusão

Em síntese, aumentar a visibilidade de uma empresa na Internet depende de alinhar-se à otimização de mecanismos intrínsecos à própria rede.

O mecanismo de otimização de resposta utilizado pelos mecanismos de busca é o SEO – Search Engine Optimization. Consequentemente, aquele que está ajustado a essas regras, vence a concorrência.

Sobretudo, não se deve esquecer de um bom planejamento estratégico e de um bom gerenciamento desses recursos.

Dessa forma, tendo esses fatores alinhados, sua empresa tem garantida a visibilidade tão necessária no mercado atual.