A importância do marketing para o sucesso do seu negócio

0
31

A importância do Marketing no cenário global só tem aumentado nos últimos tempos.  Isso porque em nenhum outro momento na história das relações comerciais, a concorrência foi tão acirrada como a do mercado contemporâneo.

Solicitar Cotação!

Decerto que a diferença entre liderar o mercado e tão somente competir está no destaque dado à marca por profissionais competentes no assunto.

Com efeito, é na área de Marketing que se encontram esses profissionais. Isto porque, o Marketing tem a habilidade de tornar uma marca desejável e é esse o quesito que vence a concorrência.

Qual a Importância do Marketing?

Então, em que o Marketing seria importante para o seu negócio? De fato, para conferir visibilidade à sua marca, bem como credibilidade e aceitabilidade no mercado. Isso, de tal modo, que tal marca seja adquirida como um valor necessário.

Nesse sentido, o Marketing é hoje um setor de fundamental importância na dinâmica empresarial. Sem o Marketing, neste mercado altamente competitivo, nenhuma marca ou produto subsiste correndo o risco de passar despercebido, medíocre e desnecessário. Contudo, contextualizando a importância do marketing na era digital e da informação, é como compararmos a relevância que a água tem para os seres humanos nos tempos em que a escassez está cada vez mais acentuada.

Quem faz Marketing, de forma estratégica e séria, possui o tesouro na mão, de modo a conquistar mercados e atribuir a si um destaque de importância em um cenário global competitivo.

As ferramentas do Marketing contemporâneo

Tudo depende de meta. Primeiramente, todas as abordagens de marketing passam sempre pelo planejamento, para se alcançar o objetivo desejado.

Certamente, isso varia de acordo com pretensão de cada empreendedor. Contudo, existem algumas ferramentas que são abrangentes e comuns a todo planejamento.

Todo bom planejamento deve observar algumas variáveis essenciais que visam a composição de uma estratégia a ser adotada, tais como:

– Análise de público-alvo;

– Composição de personas (válido para todo o tipo de marketing);

Relevância da marca\produto no mercado;

– Análise demográfica;

– Perfil econômico-financeiro da população pesquisada;

Preferências do consumidor ideal.

Enfim, o estudo acurado dessas variáveis acarretará em vantagem para a implementação de uma abordagem de marketing junto ao consumidor.

De modo geral, saber quem é o seu público-alvo, para quem você venderá seu produto é a base de tudo.

Em seguida, encontrar o seu tipo ideal de cliente através das personas criadas é o segundo passo mais importante para alcançar sua meta.

Por conseguinte, atacar os diversos nichos e a situação demográfica, perfil sócio-econômico e preferências são os referenciais.

Cada um dos segmentos de marketing a seguir disponibiliza seus próprios meios de avaliação.

Tipos de Marketing

Assim, segue abaixo uma lista de meios para alavancar um negócio, através do Marketing. Alguns destes podem ser usadas por iniciativa individual:

  1. Marketing Tradicional

Nessa modalidade de marketing, o foco principal são as campanhas publicitárias, através dos meios convencionais disponíveis.

Desse modo, televisão, jornais, rádios, revistas, outdoors, busdoors, até mesmo panfletos e flyers são utilizados nessa modalidade.

São campanhas massivas e pelo porte, costumam ser mais caras. Um anúncio televisivo, por exemplo, tem altíssimo custo, bem como nas rádios de amplo alcance.

Além disso, mobilizam um grande contingente de pessoas envolvidas na produção, como também equipamentos.

Entretanto, dependendo da relevância e nível de competitividade da marca no mercado, em algum momento esse tipo de campanha será recorrente.

  1. Marketing Digital

Sem dúvida alguma, esse é o tipo de marketing mais utilizado atualmente pelas empresas, independentemente de porte ou relevância.

Na verdade, a relevância é um fator escalável nessa modalidade de marketing, tamanha sua habilidade para conversão.

O Marketing Digital é a tendência e a convergência de todas as modalidades. É onde efetivamente uma reputação é construída ou destruída, atualmente.

Primeiramente, porque o ambiente em que transita é a rede mundial de computadores – Internet. Assim sendo, uma promoção alcança milhões de usuários, quase instantaneamente e com o mínimo de custo.

Em segundo lugar, porque nesse tipo de Marketing um empreendedor, pelo menos, inicialmente pode se aventurar.

Contudo, é claro que para evoluir, ou terá que se especializar, o que consome muito tempo, ou entregar para profissionais. Porque os profissionais de marketing já conhecem o “caminho das pedras”.

A continuidade do uso de promoções via marketing digital envolvem especificidades técnicas como as métricas, por exemplo.

  1. Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo tem sido muito difundido pelo meio digital como se fora uma inovação do mesmo. Absolutamente, não. O conteúdo é o carro-chefe em qualquer boa campanha de marketing, seja tradicional ou digital.

A questão que se coloca é que como ferramenta do meio digital é que o conteúdo precisa obedecer às regras do próprio meio para se destacar.

Regras de SEO (Search Engine Optimization), endereçando aquele conteúdo às melhores posições nos mecanismos de busca: é o chamado “ranqueamento” (Raking).

E, nesse sentido, como é usado para educar o consumidor sobre a marca ou produto, o conteúdo digital tem um status diferenciado do convencional.

Inegavelmente, o conteúdo tem que ser relevante para atrair o público e gerar tráfego em todas as mídias a que está associado. Essa dinâmica cria expectativas em relação à marca, que procura pelo Conteúdo, ao invés dele ser forçado ao consumidor.

Desse modo, Blogs, Sites, as próprias Redes Sociais são os locais apropriados para se promover uma marca. E, o Conteúdo é um dos maiores responsáveis por alavancar uma marca. Um Conteúdo bem escrito é garantia de sucesso.

Conclusão sobre a importância do Marketing

Pode-se ousar dizer que atualmente a mola propulsora do mundo dos negócios é o Marketing.

Por conseguinte, pode-se também afirmar que sem o Marketing, nenhum negócio subsiste no mundo atual. Propriedade associativa e comutativa.

Em um mundo, em que a aparência está presente em todas as esferas, visibilidade é tudo. Assim sendo, nada supera o marketing. Nada como um profissional competente para promover seu negócio do zero “ao infinito e além”.

Seja uma equipe ou uma iniciativa pessoal, o marketing é o que movimenta o mercado, acirra a concorrência e gira o capital. Em certa medida, o marketing impulsiona o progresso e a geração de empregos.

Em síntese, garantir lucros nas vendas através da satisfação e fidelização dos clientes é o pilar da área de Marketing.

Parafraseando Kotler, Marketing consiste em explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um mercado-alvo com lucro.

Por isso, o marketing é uma gestão de negócios que visa ao crescimento e estabelecimento de uma marca\produto e, consequentemente, de uma empresa.

Se sua empresa ainda não investiu, não perca tempo. Providencie um profissional de Marketing e imprima sua marca no mundo. Agora que você entende um pouco mais sobre o assunto, siga com a leitura sobre “Inbound Marketing: os 5 pilares que você precisa saber“.